Conforto: A versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES maximiza a experiência do piloto em viagens, possibilitando o melhor conforto e a tecnologia sem abrir mão da sua capacidade off-road. A versão mais estradeira dessa big trail Honda, possui pneus tubeless sem câmara de ar, tanque com maior capacidade, protetores de manoplas, cruise control, suspensão eletrônica e protetor de cárter.
Ciclística: Desenvolvidas para reduzir a massa suspensa na parte traseira da moto, a balança, o quadro e o subchassi da CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES derivam das CRF 450 usadas no Rally Dakar. Esses são os principais diferenciais da ciclística dessa moto big trail.
Assento Ajustável: Próximo ao tanque, o assento da Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports tem altura regulável para oferecer maior conforto e confiança durante a pilotagem. O ajuste pode ser feito entre 870mm ou 850mm e, como opção, existe a possibilidade de um assento ainda mais baixo, que é disponibilizado separadamente como acessório.
mecânica
Rodas e Pneus: Para garantir a melhor performance durante longas viagens nos mais diversos tipos de terreno, a Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é equipada com rodas raiadas douradas de aro 21" na dianteira e 18" na traseira. E fica ainda mais confortável com os pneus sem câmara (tipo tubeless).
Suspensão Invertida: O sistema de suspensão invertida e eletrônica SHOWA EERA™ oferece quatro níveis de configuração, que são totalmente integrados aos modos de pilotagem predefinidos na motocicleta. Cada opção entrega uma intensidade diferente para a melhor performance de acordo com a situação.?
Chassis: Com quadro e subchassi fabricados em aço e alumínio, respectivamente, Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é uma das motos mais leves da categoria big trail.
especificações
Motor
Tipo: OHC, 2 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido Cilindrada: 1.084 cc Potência Máxima: 99,3 cv a 7.500 rpm Torque Máximo: 10,5 kgf.m a 6.000 rpm Transmissão: 6 velocidades Sistema de Partida: Elétrica Diâmetro x Curso: 92,0 x 85,5 mm Relação de Compressão: 10.0:1 Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI Combustível: Gasolina
Sistema Elétrico
Ignição: Eletrônica Bateria: 12 V – 6 Ah Farol: LED
Capacidade
Tanque de Combustível: 24,8 litros Óleo do Motor: 4,8 litros
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2.328 x 963 x 1.563 mm Distância entre eixos: 1.574 mm Distância mínima do solo: 250 mm Altura do assento: Assento de 870mm e ajustável para 850mm na posição baixa Peso Seco: 215 kg (transmissão manual) / 225kg (transmissão de dupla embreagem)
Chassi
Tipo: Berço Semi duplo Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 230 mm Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 220 mm Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 310 mm Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm Pneu Dianteiro: 90/90 - 21 Pneu Traseiro: 150/70 - 18
segurança
ABS Selecionável: Usando um conjunto de freios ABS integrado ao sistema IMU (Inertial Management Unit), que atua de acordo com os sensores de velocidade das rodas e os sensores que monitoram os seis eixos da moto, a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports tem um sistema que oferece a opção de desligar, para uma pilotagem de alto nível, e dois modos separados de acionamento para conduções on-road e off-road. Ambos trabalham integrados com os modos de pilotagem predefinidos para que o piloto tenha um melhor desempenho na frenagem, incluindo nas superfícies com pouca aderência.
Cornering ABS: O Cornering ABS aplica, ao longo das curvas, a força de frenagem ideal na roda, considerando o ângulo de inclinação dos sensores de medição inercial – (IMU), a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Essa funcionalidade também auxilia a frenagem em superfícies inclinadas, melhorando a pilotagem e proporcionando maior segurança ao piloto.
Wheelie Control: Para dar mais segurança durante a pilotagem, o Wheelie Control intervém e controla situações em que a roda perde contato com o solo. Esse sistema é conectado ao módulo do IMU para monitorar a intensidade da aceleração e modular o torque. Dessa forma, sempre mantém a roda em contato com o solo. Também oferece, além da opção “desligado”, três níveis de atuação, onde o nível 3 é o mais atuante e o nível 1 é o menos atuante.
ESS: Desenvolvida para prevenção de colisões traseiras, já adotada em automóveis de luxo, o sistema Emergency Stop Signal (ESS) aciona automaticamente o pisca-alerta em caso de frenagem brusca. Imediatamente, para prevenir acidentes, as setas traseiras começam a piscar para alertar os veículos que estão atrás.
tecnologia
Integração Com Apple Carplay™ e Android Auto®: Os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto® fazem a integração do seu iPhone ou dispositivo Android à motocicleta, permitindo acesso a comandos e aplicativos diretamente no painel principal. Assim, o piloto pode acessar, de forma simples e segura, o telefone, aplicativos de mapas, música, mensagens e muito mais.
Painel Digital Auxiliar: Mesmo durante a utilização da tela principal para outras funções (como o GPS), o console possui uma tela auxiliar com as informações de velocidade, marcha engatada e luzes-espia. Esse painel auxiliar contribui para que as informações de pilotagem fiquem sempre à vista.
Iluminação Full LED e Cornering Lights: A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES possui sistema de iluminação completamente em LED com luzes diurnas e faróis conom um par de luzes de curva (Cornering Lights), que proporcionam melhor visibilidade durante todo o traçado das curvas.
Controle De Torque HSTC: Desenvolvido para limitar eletronicamente o deslizamento da roda traseira, o sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC) proporciona a tração ideal conforme o tipo de terreno. Para evitar perdas de aderência, os sensores monitoram a velocidade da roda e intervêm para controlar o torque em tempo real.
Cruise Control: Funcionando como um “piloto automático”, o sistema Cruise Control permite a escolha de uma velocidade a ser mantida sem o acionamento da manopla do acelerador. Para o modelo manual (MT), a velocidade definida acompanhará a marcha engatada. Já nos modelos com dupla embreagem (DCT), o sistema faz as alterações devidas.
Painel TFT Touchscreen de 6.5 Polegadas: O painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas possui tela sensível ao toque, mesmo com luvas (touchscreen), e possibilita o acesso a todas as informações sobre a condução e a seleção de opções para pilotagem que a motocicleta oferece. Também possui integração com o Apple CarPlay™ e Android Auto®.
performance
Motor: A CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports possui motor bicilíndrico de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgf.m. Em conjunto com a sua estrutura leve e esguia, ele proporciona uma pilotagem ágil e um ótimo controle da aceleração tanto para os trajetos em estradas sinuosas quanto para os desafios no off-road.
Transmissão DCT: Para quem busca o que há de mais moderno em tecnologia, esta sofisticada transmissão é uma exclusividade imperdível da Honda em motocicletas. Assim como os câmbios borboleta dos carros esportivos, o sistema oferece trocas de marcha super-rápidas, permitindo ao piloto escolher entre três diferentes configurações, em que uma é manual e duas são automáticas.
Acelerador Eletrônico: Devido à tecnologia do acelerador eletrônico TBW (Throttle by Wire), a entrega de torque e de potência é feita com precisão. Esse sistema faz a leitura minuciosa da intensidade da aceleração aplicada pelo piloto, para que o motor dê uma resposta imediata.