Fale conosco pelo Telefone: 41 3595-2000 ou Clique aqui para WhatsApp
A Primeira Concessionária Honda do Brasil

Como funciona o sistema de freios CBS

Como funciona o sistema de freios CBS
16 de setembro de 2020 Cabral Motor

Você já ouvir falar em sistema de freios CBS? Todo motociclista que preza por segurança já deve ter se deparado com esse termo alguma vez.

A expressão CBS (Combined Braking System) vem da língua inglesa, e significa Sistema de Freio Combinado. Uma tecnologia que foi inserida no Brasil há alguns anos, com exclusividade pela Honda, e trouxe uma alternativa mais eficiente e segura aos pilotos.

O sistema de freio combinado (CBS) distribui a frenagem de forma inteligente e equilibrada entre as rodas. No momento em que o piloto aciona o pedal de freio traseiro o dianteiro é acionado simultaneamente, assim a frenagem é distribuída entre as rodas com um único comando.

Existe uma tendência do motociclista em acionar apenas um dos freios, geralmente o freio traseiro, sendo que o ideal é acionar ambos. O sistema de freio combinado veio para auxiliar nesse momento, deixando a frenagem mais segura e eficiente.

Os freios CBS evitam derrapagens e possibilita mais controle na pilotagem, tornando a distância de parada bem menor, e isso pode ser fundamental em situações de risco.

Tanto motocicletas de freio a disco, como por exemplo, a CG 160 Titan ou CG 160 Fan, quanto os modelos de freio a tambor, como a CG 160 Start, já estão equipadas com essa tecnologia. O sistema CBS atua da mesma forma seja com freios tambor/tambor ou disco/tambor.

A diferença entre o freio CBS e o freio tradicional é grande, muitas vezes não basta apenas pilotar bem, alguns fatores no trânsito estão relacionados ao comportamento de outras pessoas, por isso a prevenção é fundamental.

Para quem usa a moto com frequência, percorrendo diferentes tipos de solo e longas distâncias, segurança deve estar sempre acima de tudo. Por isso, buscar um sistema que atende de forma mais eficiente esse quesito deve ser uma prioridade, não é mesmo?

Pensando nisso, sempre deixamos em evidência essa informação na descrição de nossos produtos, fique de olho.

Um abraço e boas curvas!
Cabral Motor.