Fale conosco pelo Telefone: 41 3595-2000 ou Clique aqui para WhatsApp
A Primeira Concessionária Honda do Brasil

A importância dos equipamentos de segurança

A importância dos equipamentos de segurança
19 de setembro de 2019 Cabral Motor

A importância dos equipamentos de segurançaA melhor pilotagem é sempre a mais segura. Motocicletas são mais econômicas e em diversos casos podem ser mais ágeis para chegar a algum lugar. Entretanto, além das revisões periódicas no seu transporte, é preciso se atentar para os cuidados com quem pilota. Desta forma, a vida útil da motocicleta e seu piloto se preservam imensamente.A melhor pilotagem é sempre a mais segura. Motocicletas são mais econômicas e em diversos casos podem ser mais ágeis para chegar a algum lugar. Entretanto, além das revisões periódicas no seu transporte, é preciso se atentar para os cuidados com quem pilota. Desta forma, a vida útil da motocicleta e seu piloto se preservam imensamente.

Confira a lista de equipamentos de segurança para proteção individual do motociclista:

Capacete com viseira fechada ou óculos de proteção e corta-pipa:

Muitas pessoas subestimam o uso do capacete como item de segurança. Até poucos anos atrás ainda era muito comum presenciar pessoas pilotando completamente tranqüilas sem este item. Apesar do não uso do capacete ter reduzido drasticamente, a maioria dos pilotos ainda trafega com o visor aberto. Assim, mesmo em baixas velocidades, qualquer fuligem atrapalha a pilotagem. Vale mencionar também pedrinhas e outros materiais que facilmente danificam nossa visão por descuido à toa.

Outro item não obrigatório, mais importante é o corta-pipa. Esta antena garante a proteção à região pescoço do motociclista em qualquer fio pendurado que não houver tempo de desviar – especialmente na brincadeira das pipas com cerol nas linhas.

Calças, luvas, botas adequadas e roupa impermeável:

Se você usa sua motocicleta diariamente é preciso se prevenir nos dias de chuva, é importantíssimo ter um equipamento impermeável, que te protege da água, evitando causar erros na pilotagem, baseados neste desconforto e até mesmo de uma gripe.

Os pés e as mãos são nosso primeiro reflexo de apoio, protegê-los é sempre muito importante.

A dica é procurar modelos próprios para motociclistas, impermeáveis com tecidos mais grossos e resistentes ao estrago.

Jaquetas, coletes infláveis e refletores:

Para quem pilota diariamente o uso de jaquetas é indispensável: detritos, vento em excesso, ela protege de tudo. Um adendo extra de muito valor é o colete inflável. Com este, você evita danos abrasivos, ralados nos braços e cotovelos, como também machucados pela pancada da queda como nas costelas e ombros.

Os refletores permitem que o motociclista seja visto nas mais diversas condições de luminosidade. Especialmente em regiões metropolitanas ou interioranas onde as condições das estradas e da luminosidade não são das melhores, os refletores garantem este ponto. É importante que junto à segurança o piloto esteja em conformidade com a lei. Confira os itens previstos em lei para sua motocicleta, sem eles você não poderá pilotar:

-Retrovisor – não há especificações sobre o tamanho, retrovisores menores que a visão possa ser prejudicada podem ser multados à critério do agente de trânsito;

– Lanterna de freio vermelha;

– Farol dianteiro;- Indicador de mudança de direção (“pisca”);

– Pneus dentro do estabelecido pela norma – revisar visualmente os sulcos no pneu. Vedado o uso de pneus trincados, rachados ou rasgados;

– Iluminação da placa;- Velocímetro;

– Buzina – Quaisquer alterações precisam estar dentro das conformidades da lei, conforme CONTRAN.

Vale ressaltar que alterações no exaustor para aumentar ruídos, que trazem sensação de uma motocicleta mais esportiva, estão proibidas. Além de configurar poluição sonora, que também pode acarretar em uma multa.

Quando nos asseguramos de que nossa motocicleta está com a revisão em dia e os equipamentos de segurança estão com seu uso correto, todos no trânsito ficam mais seguros.

Você já pilota? Então fique atento às nossas dicas de trânsito no blog da Cabral Motor. Quer pilotar? Consulte nossas opções de orçamento e não deixe de sentir o prazer em pilotar uma Honda.

Um abraço e boa pilotagem.